domingo, novembro 01, 2020

PIX - Imposto Digital - Imposto Justo?

 Em Novembro de 2007 escrevi uma nota nesse espaço sobre a CPMF, um imposto em discussão na época.  O fato de que se passaram 156 meses não mudou minha posição.  Continuo com a opinião de que essa maneira de cobrar o condomínio do país é mais justa.  Apesar de são ser um imposto proporcional à renda, prática considerada por muitos como mais eficaz para a riqueza global, ainda assim me parece justo.

No texto de 2007 escrevi: " Hoje, o uso de máquinas computacionais (hardware e software), pode implantar essa proposta eficazmente. Isso traria vantagens colossais na medida em que evitaria, supondo que a economia não partisse para o escambo ou algo análogo, dupla contribuição e unificaria todo o esquema tributário. Evitaria sonegação e traria um bruto incremento de produtividade para a economia, na medida em que a arrecadação seria feita em um único instante. Caberia aos contribuintes (pessoa física e jurídica) pedir o reembolso, e ao estado julgar o pleito"

Depois de 156 meses o Banco Central do Brasil está prestes a operar um serviço, o PIX, que tem o potencial para mudar radicalmente o uso de meios de pagamento no país.  Portanto, uma oportunidade única para que se possa fazer uma política tributária mais eficaz e mais eficiente.

Claro que isso traz muitos desafios técnicos, porque o software passa ser o ponto central do sistema financeiro/tributário. 

 

Nenhum comentário: