quinta-feira, novembro 20, 2008

Sobre a Crise Mundial

Recomendo fortemente a entrevista do Professor Noam Chomsky (em Inglês) sobre a crise. Siga o elo.

Vale lembrar que o Chomsky é professor do MIT e seu trabalho em linguística é base de vários sistemas de análise de gramática. O professor Chomsky é também visto, por muitos, como um socialista, ou seja, pertencente a esquerda americana. Particularmente gostei da explicação sobre isso que aparece na entrevista. Ele ressalta que estar interessado na participação democrática da maioria da população é democracia e não socialismo. Gostei disso.

Outro aspecto importante: ele denuncia a grave crise do setor de saúde nos Estados Unidos, onde a população depende do setor privado para ter atendimento médico. Esse sistema de saúde tem se mostrado difícil de controlar e com custos cada vez mais altos.

Será que o Brasil pode aprender com isso? Explico: nos últimos 20 anos, parte da população brasileira, principalmente a classe média, depende fundamentalmente da medicina privatizada. Isso, ao contrário do que pensam e espertamente propagam, alguns, está longe de ser a solução (por isso o "aprender com isso"). Enfim: escutem.

Impressionante: a General Motors, uma das maiores empresas do mundo, lança um sítio na Internet em que pede a cidadãos americanos que escrevam para seus senadores e deputados pedindo que urgência na liberação de empréstimo para as montadoras americanas. Segundo esse sítio, a situação é urgente e não pode esperar os já prometidos 65 bilhões que dependem de legislação em discussão no congresso americano. Vejam (em Inglês).

Nenhum comentário: