quinta-feira, setembro 21, 2006

Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista, jardins do Palácio Imperial do Brasil, hoje o Museu Nacional, e o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro são um complexo importante para o lazer dos cariocas, principalmente daqueles que habitam a zona norte do Rio de Janeiro.

Nessa semana tive oportunidade de voltar a esse belo lugar.

Veja um flagrante da Quinta da Boa Vista.


E o Museu Nacional (Palácio Imperial).


O Jardim Zoológico está ok, mas poderia ser muito melhor. Apesar dos jardins estarem bem cuidados, várias partes do zoológico estão precisando de manutenção. Algumas "casas" estão vazias, algumas precisam de consertos de alvenaria, de pintura...

O "ataque" das garças, deixa intransitável parte do zoológico. Difícil questão: deixar livre o acesso das garças ou procurar um meio de afastá-las. A sujeira que elas fazem é bastante desagradável.

No caminho do zoológico para o Museu observei duas coisas que me motivaram a escrever essa nota.

A primeira é a arquitetura do caminho aéreo do zoológico: é uma boa idéia, você caminha sobre uma grande área e pode ver de cima os diferentes animais. No entanto, a escolha do tipo de material da cobertura é um erro evidente de projeto arquitetônico. O material de plástico potencializa o calor, fazendo com que ínves de que se aproveite o passeio, procure-se termina-lo o mais rápido possível face ao calor. Incrível: logo no fim desse caminho áereo, existe um outro com cobertura (teto) natural! Parece até proposital, ou seja: primeiro como não deveria ser e depois como deveria ser!

A segunda observação é a falta de educação dos que usam os jardins da Quinta, principalmente a área entre o Museu e o zoológico. Ao ínves de grama, o que mais se via eram papéis, copos descartáveis e garrafas na grama! As lixeiras, pequenas, estavam abarrotadas e o lixo já se acumulava em volta! Será que essa é a razão? Não importa. É uma pena. Deveriamos saber usar melhor o nosso espaço e também saber cobrar do estado a sua correta manutenção. Educação faz falta, principalmente educação básica como não sujar ruas e logradoros públicos.

Isso sem falar na constante penúria do que deveria ser o modelo de todos os museus do Brasil. Já esteve pior o Museu Nacional, mas é uma pena que um marco da formação do Brasil não receba a devida atenção do estado.

Visitem a quinta, o museu e o zoológico e lembrem aos políticos que voce elege o quão importante é aquele espaço para o carioca e para todos que nos visitam.

Nenhum comentário: