sexta-feira, setembro 29, 2006

Depoimento sobre Meu Voto para Deputado Federal

O primeiro turno das eleições vai acontecer no próximo Domingo, daqui a dois dias.
Que bom! Feliz o povo que pode votar. Votar no Domingo não é só um dever de todos, mas é um privilégio dos brasileiros. Poucos países têm esse privilégio de eleições diretas e majoritárias nessa escala. Por isso é importante votar, para que possamos continuar a ter esse privilégio.

Nesse espaço já apontei para o meu candidato a deputado federal no meu estado. Vou votar em Otavio Leite (4555) no dia 1 de Outubro. Gostaria de explicitar as razões desse meu voto.

Tenho o privilégio de conhecer Otavio Leite por laços de família. Ele é meu primo. Um dos seus mentores políticos foi meu avô, Julio Cesar Leite, senador da república nas décadas de 50 e 60. Dr. Julio Leite foi um exemplo de político republicano com um forte viés social democrata. Sua atuação política sempre foi marcada por posições de defesa dos interesses nacionais, pelo apoio à inclusão social e apoio às artes e a educação. De meu avô aprendeu o gosto e o jeito da boa política. De saber escutar e de tentar, através da negociação, uma solução de consenso. Esse traço político é fundamental e explica a carreira vitoriosa de Otavio.

Otavio é político porque acredita que a política é o meio de transformar a sociedade em um lugar melhor para todos. Um traço importante nessa sua crença é que sua estréia na política se deu na Universidade, na faculdade de direito da UERJ. Otávio iniciou sua vida política no PDT e teve o privilégio de pertencer a um partido que era comandado por Leonel Brizola e influenciado pelas idéias de Darcy Ribeiro. O jogo político, em função de sua participação na equipe de Marcelo Alencar, levou-o ao PSDB onde se firmou como vereador, como deputado estadual e vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

Ao comparecer a cerimônia de entrega da medalha Pedro Ernesto a Otavio Leite aprendi mais uma importante característica da carreira política de Otavio. Sua participação em todo o ciclo de vida de uma lei; ele propõe, negocia e batalha sua aprovação e depois acompanha junto ao executivo o efetivo cumprimento da lei. Esse traço é fundamental para a eficácia da ação legislativa.

Admiro sua coragem e dedicação pela causa pública, por estar, mais uma vez, lutando para mostrar que fazer política é uma atividade nobre. Sua escolha de foco político: deficientes e turismo é uma escolha sábia. Integrar pessoas com necessidades especiais à sociedade é nobre, e nos faz pensar sobre como ajudar aos outros, como ser solidário. Apoiar a indústria do turismo é um jogo “win – win” (como dizem os americanos), todos ganham.

Enfim. Voto é uma escolha pessoal. Voto é secreto. Vote.

Nenhum comentário: