sábado, abril 19, 2008

Neil Jordan

Neil Jordan é um diretor irlandês. Seus filmes mais conhecidos são: Traídos pelo Desejo ("The Crying Game"), Entrevista com o Vampiro ("Interview with the Vampire") e Mona Lisa. Assisti todos três. Muito bons. Além desses gostei também de Lance de Sorte ("The Good Thief"), com uma atuação muito boa do Nick Nolte.

Ontem, vi o filme Valente ("The Brave One") o último lançamento do diretor. Gostei. É preciso advertir: é um filme duro, o início é extremamente violento. Assistindo por DVD você pode controlar e aumentar a velocidade nessa parte. O ponto é que é um filme bem construído. Utiliza técnicas narrativas de paralelismo, que são importantes no contexto da historia, e usa com brilhantismo a interpretação da atriz principal Jodie Foster como a do coadjuvante Terrence Howard. O tema é a “justiça” feita fora da lei. É um mergulho profundo na transformação de um ser humano em um ser desumano. Mais um filme que aborda a violência urbana, mas com um tratamento mais profundo sob a ótica do indivíduo, que vê-se empurrado para resolver o problema pelas próprias mãos.

Um dos críticos que costumo consultar, James Berardinelli, vê a singularidade do filme ao tratar o assunto de maneira diferente dos tradicionais filmes de vingança.

Nenhum comentário: